O meu Atelier - Fase inicial



 Por estes dias tenho andado a organizar o material de que disponho para as minhas artes e desastres. Estou a colocar tudo num armário com seis prateleiras. Vai ficar tudo organizado em caixas e tudo que diz respeito a trabalhos manuais, incluindo a máquina de costura ficará neste atelier. É bom ter um espaço só nosso para estas coisinhas :)

Se não fizesse isto, a certa altura já nem me ia lembrar do que tenho, iria perder muito tempo à procura das coisas, ao não encontrá-las, provavelmente iria comprar coisas novas e repetidas e sem necessidade nenhuma, porque todos estes materiais são coisas que vou guardando e colecionando ao longo do tempo para usar na altura certa e vou-lhes perdendo o rasto.

Desde frascos, caixas de sapatos, caixas de bombons, fitas de embrulhos, fitas de cetim que, muitas vezes, vêm nos sacos de compras de algumas lojas e que eu guardo, papéis de embrulho, papéis autocolantes, tintas, pincéis, guardanapos, todas este tipo de material eu coleciono para usar mais tarde nas minhas bricolages. 

Guardanapos e lenços de papel

Papéis autocolantes

Tintas e colas

Papéis coloridos variados
Miudezas

Tudo agrupado por tipos de materiais vai ficar muito mais fácil encontrar o que quero e escolher os materiais mais apropriados a cada trabalho que faça.

Ainda não está tudo como quero, depois volto para mostrar mais. É bom ver o nosso cantinho  a crescer ;)


Dicas - Cozinhas pequenas, grandes soluções!

Numa cozinha pequena, como a minha, nada melhor do que aproveitar todos os cantinhos para arrumos. Como tal, mostro-lhes de seguida alguns exemplos e dicas de soluções que poupam e aproveitam espaço ao mesmo tempo.

Por exemplo, um balde embutido na banca é uma solução que poupa o espaço destinado a um caixote do lixo no chão da cozinha. É só tirar a tampa e deitar o lixo fora pelo orifício. O lixo cai em baixo no balde.


Depois é só colocar novamente a tampa e não há baldes para ninguém à vista.


Ainda debaixo da banca, vejam uma possível solução para arrumos.



Outra dica para usarmos ao máximo o espaço para arrumos é o aproveitamento dos cantos da cozinha. Vejam estas prateleiras amovíveis, que se deslocam quando abrimos a porta puxando para o lado esquerdo. Fica tudo imediatamente à vista.



Aqui têm mais um exemplo de aproveitamento de cantos. Estão a ver o armário superior no canto ao fundo? Embora pareçam duas portas, é apenas uma. Abre com a porta a fazer 90º e por dentro tem as prateleiras igualmente dispostas em canto.

Escusado será dizer que os meus armários também tiveram que aproveitar o espaço em altura, tendo várias prateleiras bem lá em cima, o que para mim até nem é um grande problema, chego lá bem! ;)



Vamos fazer um porta-chaves?


 Tenho um porta-chaves pendurado na porta da cozinha que nunca o tiro de lá. Isto porque nunca usamos aquela porta para entrada em casa e não, não é por causa da máxima "a porta da cozinha é para os empregados" :)

Sendo assim, como tenho sempre a chave por dentro naquela porta, achei que ficaria bem pendurar lá qualquer coisa engraçada. 

Muito fácil de fazer este porta-chaves em forma de flor. Foi só recortar o tecido na forma pretendida, colocar o enchimento por dentro e, depois, coser à mão a toda a volta. E pronto, um porta-chaves muito leve, baratinho e feito à minha medida para a minha cozinha.

E vocês, também usam porta-chaves feitos à mão? 



O meu quarto! (colcha nova)

Hoje venho mostrar-lhes um bocadinho do meu ninho de amor. Acabou de receber um presente em saldos novinho em folha: uma colcha e umas almofadas iguais. 

Logo que a vi, sabia que tinha que me pertencer. É daquelas coisas que se não compro, ando a pensar nela uma vida inteira e eu não mereço tal tortura! :) Não a comprei à primeira, mas logo que o preço de saldo desceu mais um bocadinho, não pude ceder mais à tentação! Ficou por metade do preço, incluindo as almofadas. É beje clarinho, acetinada e com um leve desenho trabalhado, mesmo como andava à procura.




Depois da caminha feita, antes de sair, gosto de deixar o quarto arrumado e arejado. O sol entra directamente pela janela e como gosto da forma como os raios de luz lhe dão cor! Quando volto, cansada, nada mais relaxante que ter um quarto assim prontinho para me receber. Transmite-me tal tranquilidade que me embala facilmente no sono.

E a vocês, que lhes transmite a decoração do vosso quarto?




Flores no Inverno!



Seja Verão seja Inverno, cá por casa gosto sempre de ver flores fresquinhas e bem cheirosas pelos cantos da casa, parece que a enchem de vida!

Como tenho jardim, corto alguns verdes, incluindo folha de laranjeira que deixa um aroma docinho pela casa, e costumo comprar um molho de flores no Mercado Municipal de semana a semana ou de quinze em quinze dias, dependendo do tempo que as flores duram.

Desta vez, já nem vai ser preciso, visto que as camélias que tenho lá fora já começaram a florir. Ainda por cima são brancas, a minha cor favorita. 

Hoje cortei alguns raminhos e enfeitei uma jarra e sempre que lhes deito o olhar parecem sorrir para mim. :)

Uma jarra de flores acabadas de colher não vos torna o dia mais sorridente?



E assim se passou o Dia dos Namorados!


        E melhor que surpreender, às vezes, é ser surpreendida e sê-lo da maneira mais simples e bonita. 

         Ontem, o J. disse que fazia o jantar. 

      Enquanto isso, eu andei pela casa em arrumações. À hora do jantar, chamou por mim e sou surpreendida com um prato muito bem apresentado e, acima de tudo, preparado com muito carinho. Andou na cozinha a inventar e a invenção estava muito, muito boa!  Fez pedacinhos de frango estufado com pimento e cenoura e um molho de natas que ficou óptimo! Depois, ainda inventou a trouxa de alface recheada de queijo fresco para acompanhar e, até um molde com o arroz fez para empratar, usando um copo. 

       Só sei que adorei a combinação de sabores que ele fez e, acima de tudo, apreciei muito o gesto. De sobremesa, preparou-me uma das minhas sobremesas preferidas: mousse de chocolate e colocou flocos de cereiais aos pedacinhos por cima. Mais uma invenção que não lhe saíu nada mal. 


No final do jantar, ainda me entregou uma carta linda desenhada por ele. 




      O dia dos namorados não precisa de nada mais que isto: gestos bonitos e simples que ficam marcados. Não se gastou dinheiro e o dia foi assinalado com o que realmente importa, não acham?

       E vocês, também foram surpreendidas?


Pisa-papéis ecológico!

Apresento-lhes mais uma sugestão ecológica, desta vez para pisa-papéis. Uma pedra que foi pintada e envernizada. Não ficou linda?


Mudança de look!



Ando a pensar mudar de corte de cabelo e dei por mim a pensar... dava um jeitaço encontrar na netosfera um programinha que me colocasse vários estilos de cabelo numa foto minha qualquer para eu experimentar. E não é que há um muito bom? Quais perucas, quais quê! Com este programa, experimento quantos penteados quero! E como o cabelo muda o aspecto de uma mulher!

Conhecem o programa "What not to wear"? Pois bem, aqui é bem mais fácil, mudam de look num abrir e fechar de olhos e, vejam lá, até o cabelo da Kate (princesa) podem colocar. Podem experimentar também  maquilhagem e ainda tem a vantagem de não terem que a tirar depois!

Para acederem ao site, é só clicar aqui e revejam-se de mil maneiras! It's our virtual makeover!

Conchas turned into Saboneteiras



Querem uma saboneteira totalmente grátis e sem terem trabalhinho nenhum sequer? Pode parecer bom demais para ser verdade, mas é bem possível! Numa simples ida à praia, trouxe para casa umas conchas que nunca tinha visto e que achei muito engraçadas. Sabia que iriam servir para alguma coisa e uma delas é servirem de saboneteira. Totalmente natural e ecológica!

Envernizando-a poderá ficar com um aspecto mais brilhante e acabado, se assim preferirem. 
Entre outras utilidades, estas conchas também me serviram para alguns arranjos com areia que ficam sempre bem numa casa de praia ou casa de banho.

Gostam da minha saboneteira? ;)


No chão da casa de banho

Arranjo com outras conchas

Arranjo com frasco de iogurte e papel Eva


Mesinha de Apoio



Não tenho foto do antes, mas este foi também um dos vários restauros de móveis em que me aventurei nos tempos livres. Era uma mesinha castanha escura, rachada e riscada, que ficou linda depois de alguns miminhos :)



Frigorífico florido!



Frigoríficos ferrugentos e a descascar não embelezam propriamente uma cozinha, logo este teve de ser alvo de um restaurozinho. O frigorífico funcionava bem, estava em bom estado no seu interior, mas exteriormente apresentava um aspecto pouco estético. Sei que há empresas que forram frigoríficos, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça, etc, mas quando fui a ver preços, decidi meter mão à obra por mim própria e tentar um resultado aceitável e económico.

Para o efeito, usei papel autocolante normal colorido, recortei à medida e a técnica de colagem fui descobrindo à medida que fui aplicando, tentando a melhor forma para não ganhar bolhas de ar.

A escolha do padrão para o frigorífico não foi exactamente a que tinha idealizado inicialmente, mas como os azulejos da cozinha eram no tom laranja e só consegui arranjar este papel, decidi colocar em jeito de primeira experiência o papel que vêem na imagem. A qualquer hora estou sempre a tempo de trocá-lo ;) Uma coisa posso assegurar, ficou bem melhor do que estava, ficou com um aspecto completamente novo e, ainda por cima, com esta técnica, podemos fazer decoração na cozinha!

Take a look! ;)


Restauro de Aparador


Apresento-lhes um restauro que fiz no ano passado, nas minhas férias de Verão! Sim, em vez de ir para a praia, dediquei-me a restauros e, ainda para mais, esta casa é à beira-mar. Gosto bastante de praia, mas em dias de muito vento e mais frescos, aproveitei o pátio para restaurar alguns móveis antigos que se encontram na casa de forma a dar-lhes um ar mais fresco e a perderem aqueles odores a móveis velhos, que não gosto nada!

Antes de tudo, foi lixado, depois levou uma demão de tinta primária e três demãos de tinta de esmalte branca. Ficou com um ar novo!

A salinha onde se encontra ganhou logo outro ar, ficou mais leve e alegre.

Que lhes parece? :)

Antes

Depois