Adoro calçado em camurça! Mas como não há bela sem senão, tem um problema, a lavagem.
Calçado em pele lisa é fácil de limpar, basta passar um paninho molhado, engraxar e fica como novo. Já o mesmo não se pode dizer da camurça, em que a sujidade se entranha e é difícil de remover.
Pois é, tenho umas botas de camurça de cano alto de que muito gosto, de cor beje, clarinhas, portanto. O problema é que no dia a dia, lá levo uma calcadela, lá roço aqui e acolá e, no final das contas, a camurça, que é clara, fica com manchas escuras, sejam elas de graxa, óleo ou simplesmente poeira.
O calçado de camurça de cor escura pode-se lavar sem problemas usando água e amaciador de cabelo, sim amaciador de cabelo se queremos manter aquele aspecto aveludado da mesma.
Já nas camurças de cor clara, como a das minhas botas, há que ter maior cuidado, pois ao lavá-la podem ficar com manchas e o resultado ser bem pior.
No caso das minhas botas, encontravam-se já há algum tempo a precisar de um tratamento.
Depois de as esfregar com uma escova própria, ficaram aquelas machas mais resistentes.
Com uma borracha branca (daquelas normalíssimas, que apagam lápis), esfregando no local da mancha, por magia as manchas desaparecem. Basta alguma paciência, e as manchas acabam por se irem desvanecendo até desaparecerem por completo.
Ora vejam a diferença entre o antes e o depois ;)
Agora vou é tratar de comprar um spray protector de camurças para evitar que se voltem a sujar assim. ;)
E vocês, como fazem com o vosso calçado de camurça?